Kim Jong-un teve atitude sábia ao afastar ataque a Guam, diz Trump

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16) que o líder norte-coreano teve “atitude sábia” ao afastar a possibilidade de ataque a Guam. Após analisar o estudo que previa lançar mísseis contra a ilha americana no Pacífico, Kim Jong-un recuou nas ameaças e disse na terça (15) que iria continuar a observar as ações americanas antes de determinar um ataque.

“Kim Jong-Un, da Coreia do Norte, tomou uma decisão muito sábia e bem fundamentada. A alternativa teria sido catastrófica e inaceitável!”, disse em sua conta no Twitter.

As declarações de Kim Jong-un, seguida desta de Trump, mostram uma nítida recuada no tom das discussões entre os dois países, diz o G1.

O líder norte-coreano declarou que “vai seguir observando um pouco mais a conduta tola e estúpida dos ianques enquanto passam por um momento difícil a cada minuto de sua miserável sina”. Ele advertiu que “é necessário que os Estados Unidos adotem a opção correta” e que, se “persistirem em suas ações insensatas na Península da Coreia”, Pyongyang vai atuar.

A pequena ilha de Guam abriga duas grandes bases militares dos EUA, com mais de 6 mil homens. Localizada a 3.500 km da Coreia do Norte, com população total de 162 mil pessoas e está equipada com o escudo antimísseis THAAD.

16/08/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *